Tire um tempo, cresça como pai.

No treino de hoje, tire um tempo e leia com o coração.

Se você é mãe, encaminhe-o ao seu companheiro.

Trago um testemunho meu para eu e você crescermos como pai, como humanos responsáveis, como alguém que gera outro alguém, mesmo que não tenha se dado conta de que isto ocorre naturalmente e diariamente.
.
Em um final de semana eu pude praticar muitos dos ensinamentos que eu tenho produzido para os meus seguidores, pacientes e colegas que acompanham nosso trabalho de autoconhecimento da personalidade (busca da consciência do “eu que sou”) e mudança de comportamento (qualidade do “eu que faz”).
.
Aconteceu em Florianópolis o Acampa Pai 2019, com mais de 200 famílias reunidas em um espaço super programado e projetado para esta experiência, que incluiu pais, tios, avôs, com o auxílio na paralela de muitas mães.

Foi ali, em um ambiente esportivo, juvenil, com gincanas, brincadeiras, reflexões e muita natureza, que fui observando e avaliando o saudoso exercício da paternidade, tão importante, tão sublime, algo ímpar.
.
Psicologicamente falando, um sujeito se constitui no outro, momento após momento, vida na vida.

Nisto, trago mais uma vez o fenômeno da palavra PRESENÇA como ferramenta transformacional na formação de uma pessoa, principalmente em fases de maturação.
.
Desenvolver a cognição desde cedo é desafiador, mas pode ser saudável do ponto de vista comportamental. Você sabia que o cérebro adolescente, por exemplo, tem funcionalidades bem particulares?
.
Esta fase pode ser marcada por grandes alterações comportamentais próprias da idade, que podem ser justificadas pelo processo de amadurecimento que ocorre no cérebro.

O córtex pré-frontal, região responsável, entre outras funções, pela habilidade de planejar, analisar consequências e controlar impulsos, é a última área a amadurecer, isso entre os 20 e 25 anos de idade.
.
Até que essa área esteja completamente amadurecida, os adolescentes costumam utilizar o chamado sistema límbico para resolver problemas e tomar decisões.

Esse sistema está envolvido com as respostas emocionais e se caracteriza por decisões e ações impulsivas, emotivas e até agressivas.
.
Em ambientes sociais, estudando comportamentos todos os dias e em todos os lugares, chego a conclusão que somos absolutamente diferentes nos detalhes de cada um, sobretudo iguais na produção de conhecimento e no aprendizado do exemplo.
.
Cada família é um mundo, cada pai tem seu jeito, sua forma, sua maneira. Para nós, soam as vezes exagerados, austeros, ou soltos demais, sem nenhum controle.
.
Mas a individualidade é algo do humano. Grave isto. Em um mundo tão sem identidade, a individualidade é tudo que temos!
.
Cada um é cada um e cabe a nós formar filhos para que sejam simplesmente bons exemplos.
.
A difamação, falar mal, traz pouco proveito, você sabe. Mas formar e ensinar no exemplo, sempre será sua grande investida para o mundo!
.
Por fim, Relembro também o tempo de qualidade que, segundo Gary Chapman, autor da clássica obra As Cinco Linguagens do Amor, publicado em 1992, que explica as cinco maneiras de expressar e experimentar o amor para casais, pode ser muito bem aplicado aqui, incluindo as relações entre pais e filhos.
.
Qual pai, por menos interessado que pareça, discordaria da importância destas cinco formas de linguagem, a saber: Palavras de Afirmação, Tempo de Qualidade, o Toque, o Servir, e o ato de Dar Presentes.
.
São componentes humanos incríveis para o desenvolvimento do indivíduo. Como pais, Direção, Limite e Segurança fecham a tríade principal da maturidade produzida momento após momento no processo de afiliação do sujeito.
.
Isso vale para várias culturas, vários comportamentos e tribos de família. Lembro sempre que estas etapas com um tempo de qualidade, por exemplo, podem ser desenvolvidas de maneira substituível, como forma de suprimir uma ausência do masculino no contexto família.

Empresário, fundador e CEO do Grupo PRODUZA, publicitário, multiartista, neuropsicobiomédico clínico da saúde.