PÁSCOA é passar da morte para a vida.

✝️ Mais uma páscoa, sim? E qual o verdadeiro sentido da Páscoa para a sua família? O que é e como aproveitá-la? No Brasil, comemora-se a páscoa 40 dias após o carnaval, não deixando uma data fixa.

👨‍👩‍👧‍👧 Cada grupo pensa e vive a Páscoa de um jeito. Eu e minha família acreditamos que a Páscoa significa a celebração da vida, junto das pessoas que amamos e queremos bem. Reunir amigos e familiares, com a consciência do significado da morte e ressurreição de Jesus Cristo é o principal objetivo e que certamente faz diferença no dia a dia da vida real.

✅ O que é a Páscoa e como surgiu?

Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade com celebração de tradição religiosa de origem judaica, que relembra e comemora a libertação do povo hebreu após um penoso e sofrido período de séculos de escravidão no Egito.

Para os cristãos, a páscoa relembra e celebra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, ocorrida ao terceiro dia após sua crucificação no Calvário, com o mesmo sentido de libertação e de esperança. Num amanhecer de sexta-feira, prendem Jesus, o interrogam, açoitam e o condenam.

🗓 A Páscoa cristã estende-se pela Semana Santa e é a principal celebração e a mais antiga e importante festa cristã. Na Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém é relembrada. Ela termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.

✅ O que era a festa da Páscoa antes de Cristo?

Desde o século XII antes de Cristo, a Páscoa é uma festa da Primavera, a festa da primeira lua cheia a seguir ao equinócio de dia 21. Mas a Páscoa cristã já vem da Páscoa judaica. Jesus já festejava a Páscoa e a “última ceia” seria, justamente, a celebração da Páscoa.

✅ Qual é o real significado da Páscoa Cristã?

A Páscoa cristã baseia-se na Pessach (“passagem”, em hebraico), nome que a Bíblia Hebraica usa para denominar “páscoa”. Jesus deu à Ceia Pascal o verdadeiro sentido de passagem da escravidão para a liberdade, da morte para a vida, do pecado para a santidade.

🙌 Muitas pessoas vivem a páscoa como a esperança de uma vida melhor dada por Deus, inclusive figurada por vários símbolos:

✝️ A Cruz: representa a vitória de Jesus sobre a morte;

🥖 Pão: representando o corpo de Jesus, moído, mastigado na dor, mas ressurreto;

🍷 Vinho: representa o seu sangue, simbolizando a vida eterna de Jesus;

💦 Água: utilizada no Sábado Santo, simboliza a pureza e a renovação de Cristo;

🕊 Óleos santos: simbolizam o Espírito Santo e são utilizados no batismo e em unções de enfermos;

🐑 Cordeiro (carneiro é o animal adulto e o cordeiro é o animal com até um ano de idade): simboliza o sacrifício de Jesus Cristo ao seu “rebanho”, a vítima do sacrifício que salvou a humanidade, isto é, o cordeiro pascal, Cordeiro de Deus, em latim, Agnus Dei, ao ter sido sacrificado em resgate pelo pecado original.

Alguns também utilizam outras representações, como:

🐰 Coelhos: símbolo da fertilidade. Está associado a capacidade que a Igreja tem de produzir novos discípulos e espalhar a mensagem de Cristo. Algumas histórias contam que um coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha e este seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por essa razão, ganhou o privilégio.

🥚 Ovos de Páscoa: Por gerar grandes ninhadas, simbolizam vários nascimentos para uma nova vida. Os cristãos do Oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa com a motivação para a Igreja gerar novos discípulos.

✅ Páscoa é passagem de morte para vida. Passar da dor e do sofrimento para uma nova qualidade de vida. Viva a sua Páscoa. O que precisa morrer para renascer em sua vida? Creia, deposite sua fé no Cordeiro de Deus, receba perdão, salvação e libertação.

🙏 Paz e bem,

👤 Álex Cavalcante

www.alexcavalcante.com

Empresário, fundador e CEO do Grupo PRODUZA, publicitário, multiartista, neuropsicobiomédico clínico da saúde.

Empresário, fundador e CEO do Grupo PRODUZA, publicitário, multiartista, neuropsicobiomédico clínico da saúde.