O que te move? O Eneagrama e as descobertas das motivações.
Por Álex Cavalcante

Motivação é uma palavra que envolve duas questões pontuais, movimento e ação.
Em um mundo que está em constante mudança, esse movimento é gerado através de energia, fato que muitas vezes passa despercebido por nós.
Uma pergunta para iniciar esse treino. Qual a energia que move você?
Você já deve ter escutado falar muito sobre isso, em como aspectos familiares e conjugais nos movem, através da alimentação, da experiência artística, límbica, sensorial, na forma em que nos vestimos.
Aspectos que nos movem emotivamente de forma muito interessante, porém a minha pergunta pra você é um pouco mais intrínseca, sobre o que te move internamente.
O impacto é uma palavra que move você? e a palavra coesão? você é reconciliador?
Baseado no Eneagrama das personalidades, possuímos nove possibilidades de perfis que são motivados a determinadas situações distintas, sobretudo complementares.
Vale mencionar uma história do Eneagrama, onde as pessoas são movidas a fazerem um passeio.
Observe o comportamento de pessoas com diferentes tipos de personalidade, em um passeio de barco!
O primeiro tipo, ao ser informado do passeio, diz como é necessário que o barco esteja plenamente dentro das condições técnicas viáveis.
O tipo dois, o ajudante, fica a disposição do grupo afirmando que podem contar com sua ajuda.
O tipo três por sua vez, vendo todos naquele calor humano, passa a mensagem de que vai dar tudo certo, que todos podem acreditar, e com um discurso político tranquiliza a todos, inspirando-os com a sua imagem.
O quarto perfil é aquele observador, mais poético, filosófico, intrínseco, uma peculiaridade de uma personalidade muito interessante.
O quinto questiona com as perguntas certas, já o tipo seis é partidário, desenvolvendo um senso comum onde se coloca a disposição.
O sétimo é entusiasta, já está nadando, fazendo outros trajetos e o oitavo é confrontador, disposto a carregar todos se possível.
Por fim, o número nove conclui trazendo o elemento de pacificação.
Esta história concisa mostra pra você as principais motivações que cada um consegue desenvolver na jornada da vida, porém não nos limitamos a números.
Percebemos quem somos dentro de circunstâncias pelas quais a personalidade e o comportamento estão presentes.
Pense nisso! quem é você? o que você está fazendo aqui? o que te motiva?
Trace um planejamento motivacional na sua rotina, com aspectos emocionais, racionais e instintivos.
Lembre-se! A motivação precisa acontecer internamente, ela vem de dentro, precisamos nos encontrar e nos conhecer para facilitar a busca por elementos motivacionais.
Vamos espalhar essa mensagem. Palavras são sementes!