O que são os vírus?

Álex Cavalcante
3 min readMay 11, 2021

--

🔬 A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina.

😷 Geralmente, o termo vírus faz referência ao processo de instalação / infecção em organismos celulares. Quimicamente, um vírus é formado basicamente por proteínas e ácido nucleico.

🍄 Os vírus são organismos, composto de material genético, a maioria possui DNA ou RNA, revestido por uma cápsula de proteínas protetora chamada de capsídeo.

🔬 Você sabia que eles são Acelulares? Vírus não possuem célula e não são capazes de reproduzir-se sozinhos.

💉 Quimicamente, um vírus é formado basicamente por proteínas e ácido nucleico. Por essa razão, alguns pesquisadores não os consideram seres vivos.

🤧 Causadores de inúmeras doenças, os vírus são muito temidos por todos. Medem cerca de 200 nm (200 nanômetros, que equivale a um bilionésimo de 1 metro) e só podem ser vistos com microscópio eletrônico.

🍄 Os vírus podem ser classificados de acordo com a célula hospedeira que eles infectam: vírus animais, vírus de plantas, vírus de fungos e bacteriófagos (vírus que infectam a bactéria, que incluem os vírus mais complexos).

😷 Os vírus são um pacote de ácido nucleico circundado por camadas de proteínas que podem incluir um envelope viral à base de lipídio (gordura), como é o caso do coronavírus. Além das medidas de prevenção, como distanciamento social (coisa séria), higienização das mãos e máscaras de proteção adequadas, aumentar o consumo de alimentos naturais nutracêuticos, alcalinos e probióticos, alteram positivamente as capas e membranas das células.

🍄 O vírus não resistem ao sabão, por exemplo, porque o sabão atua destruindo a camada de gordura e proteína, fazendo com que o vírus perca seu poder de infecciosidade. As moléculas de sabão na água se conectam ao envelope de lipídio e o destróem. As partículas virais são levadas pela água.

❌ O poder de infecção do vírus é preservado por camadas de proteína, e alguns, como é o caso do coronavírus, além do envoltório de proteína ele tem um envelope que é de natureza lipoproteica (uma mistura de proteína com gordura). O vírus depende das espículas de proteína de sua capa externa para entrar na célula humana e se replicar.

✅ Proteína S: Pontas utilizadas pelo vírus para se prender às células hospedeiras e invadir;

✅ Proteína M: A membrana que mantém tudo unido. Também tem papel importante na coordenação entre as outras proteínas;

✅ Proteína E: Camada externa de proteína, ajuda a criação de novos vírus e no processo de ruptura das células hospedeiras;

✅ Proteína N: Camufla o RNA* para o sistema imunológico. O SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19, é um dos vários coronavírus diferentes que infectaram humanos.

🥥 Sobre lipídeos, faça consumo de gorduras boas e evite excessos. As gorduras insaturadas costumam ser boas para a saúde, e podem ser encontradas principalmente em alimentos de origem vegetal como azeite de oliva, castanhas, nozes, amêndoas, linhaça, chia e abacate.

🥑As gorduras (ou lipídeos), bem como as proteínas e carboidratos, fazem parte de um grupo chamado de macronutrientes. Elas formam estruturas grandes e, por isso, precisam ser quebradas em pedaços muito menores para serem devidamente absorvidas pelo organismo. A digestão das gorduras ocorre no intestino, onde elas dão origem a outras duas substâncias: ácidos graxos e glicerol.

🥗 A imunidade é o mecanismo de defesa do organismo contra substâncias estranhas (antígenos). O sistema imunológico é o sistema responsável por desencadear esse processo de defesa e manter, assim, o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. Alimentação, sono, atividades físicas aeróbicas, meditação e respiração cíclica, conjuntamente com psicoterapias e bons relacionamentos, ajudam nesse modelo de saúde biopsicossocial para um indivíduo mais fortalecido e feliz.

Saúde, paz e bem.

Álex Cavalvante

www.alexcavalcante.com.br

--

--

Álex Cavalcante

Empresário, fundador e CEO do Grupo PRODUZA, publicitário, multiartista, neuropsicobiomédico clínico da saúde.