Fagocitose: Um fabuloso processo de defesa das células para a sua imunidade.

Oi pra você! Hoje eu quero te explicar a importância da imunidade de uma forma interessante. De dentro para fora. Vamos lá?

Você sabia que temos dois sistemas de defesa? O sistema imunológico inato que é o desenvolvido no parto, repassado pela mãe, com proteções produzidas ao longo da gestação.

Há, por exemplo, estudos que mostram um maior nível de defesa para quem nasce de parto normal, por exemplo, visto o contato do bebê logo após o nascimento com bactérias do sistema reprodutor feminino, dentre outras regiões que não estão presentes em partos cesária. Logo, o sistema de defesa (sistema imune adquirido) já começa com um nível mais ostensivo de proteção.

Mas, já que você chegou até aqui, deixa eu te ajudar de alguma forma hoje, explicando sobre o sistema imunológico adquirido. Esse sistema de defesa vai sendo produzido à medida que vamos tendo contato com vírus e bactérias ao longo da vida.

Uma curiosidade que muita gente não sabe é que o sistema imunológico adquirido é mediado principalmente pela parte intestinal. O intestino pode chegar a ter até 80% de responsabilidade sobre a velocidade e competência da resposta imunológica no organismo.

Nascemos com o sistema imunológico muito forte. Capaz de combater rubéola, caxumba, sarampo, dentre outras doenças sérias, como o câncer e mutações celulares.

É que o corpo humano tem um sistema complexo de identificação de células mutagênicas e tumorais e é aqui que ressalto o processo de fagocitose. A fagocitose age na erradicação de bactérias ou patógenos numa célula doente. Ela contém sistemas de sinalização de possíveis divisões celulares inapropriadas. Nosso organismo tem capacidade de fazer tudo sozinho, perceber corrigir, desde que a gente não atrapalhe.

Diariamente nós produzimos cerca de 20.000 células tumorais e mesmo assim não desenvolvemos um câncer, exatamente por causa desse sistema que identifica células com falhas e as corrige. Mas como posso atrapalhar, Álex? Ocupando esse sistema com excessos. Explico.

Imagine que um sistema está trabalhando lentamente. Além de faltar velocidade para combater o rápido crescimento de células doentes, você não está nutrindo e atualizando o seu sistema com alimentação apropriada, sono reparador, atividade física aeróbica, pensamentos saudáveis, dentre outras coisas que já falamos no nosso método de saúde integral biopsicossocial.

Não esqueça; alimentos embutidos, processados, margarinas, pãozinho francês, nutella, bebidas adoçadas, refrigerante, energéticos, sucos de caixa, sem falar no álcool, fazendo com que o sistema tenha muito trabalho e fiquei ocupado com excesso de alimentos ruins.

É nesse cenário que as doenças produzidas por fungos, parasitas e bactérias se aproveitam para produzir doenças das quais o sistema imunológico não conseguirá dar conta de todas as ameaças e combatê-las, visto estarem em vantagem. Aumente os “soldadinhos” defensores principalmente com alimentação alcalina e pensamentos saudáveis. Siga nossas dicas de como eliminar de verdade rituais, hábitos e comportamentos ruins, refazendo sua vida com conhecimento e mudança de dentro pra fora.

Por hora, te desejo saúde, paz e bem. A gente se vê. Até lá ; )

Álex Cavalcante

• saude@alexcavalcante.com.br

https://alexcavalcante.com.br/links

Empresário, fundador e CEO do Grupo PRODUZA, publicitário, multiartista, neuropsicobiomédico clínico da saúde.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store