Estresse crônico, genética e saúde

Você acredita que há alguma relação entre a sua bioquímica, a sua genética e seu envelhecimento com o estresse de cada dia?

Olha que top o que preparei pra você nesse artigo.

Pesquisas constatam o poder destruidor do estresse (problemas cardiovasculares são os principais), não só na geração de doenças crônicas, como também o entupimento de artérias, gordura abdominal que causa esteatose hepática (fígado inflamado), envelhecimento precoce, insônia, má digestão, incluindo depressão, ansiedade e centenas de outros problemas!

É que quando estamos estressados, o corpo entende que você só precisa de sistemas que estão ligados a reações de luta ou de fuga, visto que o cérebro entendeu que você está “enfrentando um leão”.

Com isto, o sistema nervoso central (SNC) manda um comando que “DESLIGA O SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO”, dentre outros sistemas que também terão o seu funcionamento minimizado, fazendo com que bactérias ruins, parasitas, vírus e protozoários se multipliquem e produzam inflamação, oxidação e um consequente envelhecimento.

Como exemplo, as pesquisas do Dr. Robert Sapolsky na África Ocidental e o estudo de Whitehall no Reino Unido, liderado pelo Professor Sir Michael Marmot, que monitorou por 40 anos, 28 mil pessoas sob os níveis de hierarquia, mostraram que indivíduos hierarquicamente inferiores em suas funções de vida (chamados de subordinados) estão mais suscetíveis ao estresse crônico do que os dominantes. Exames de laboratório comprovaram este feito.

Agora pergunto:

O que tem te dado prazer genuíno na vida? Sinceramente, você sente que uma infelicidade te acompanha? Que o tempo está passando sem graça pra você?

Se a resposta for um “sim”, leia até o final o que eu resumi como umas das principais causas. Lembre-se que o conhecimento é o poder que rompe limitações.

O fato é que há um desgaste bioquímico e genético acontecendo dentro de você agora. E um dos motivos mais graves na minha opinião clínica é que o estresse crônico e ansiedade generalizada atingem os telômeros.

Você já ouviu falar dos telômeros? O nome vem do grego — “significa parte final”. São as extremidades dos cromossomos, no núcleo da sua célula.

São sequências repetitivas de DNA que existem nas extremidades de todos os cromossomos humanos e com a função de proteger e separar esses cromossomos (aqueles em forma de X que carregam toda a sua informação genética).

Os telômeros são semelhantes aos daquelas capinhas plásticas de cadarços de sapato, que evitam que o cadarço desfie, estrague e perca sua função.

Os telômeros estão intimamente ligados ao envelhecimento. Um ambiente estressor ou hierarquicamente estressante pode acelerar este desgaste em alto grau, inclusive produzir estresse oxidativo de células, o que resulta em doenças autoimunes e inflamatórias, dentre outras.

Isto pode fortemente desencadear a gordura abdominal localizada, obesidade, saúde mental comprometida, arteriosclerose (acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro dela), além de envelhecimento precoce, altos níveis de hormônios glucocorticoides, epinefrina (adrenalina) liberado pelas glândulas adrenais.

Nestes tempos modernos, o disparo de reações de luta e fuga são mais recorrentes do que o mecanismo natural de defesa e sobrevivência dos nossos antepassados ou de outros mamíferos.

Estresse diários, constantes, ativados inclusive pelo pensamento preocupante de um futuro (ansiedade), que vai determinar cabalmente a sua saúde biopsicossocial.

Gerenciamento do estresse e enfrentamento da ansiedade é um dos temas mais importantes que eu tenho falado sobre saúde integral neurobiopsicossocial.

Tendo em visa a alta demanda que recebo no meu consultório e nas minhas 5 principais redes sociais, estou preparando um evento on-line e gostaria de te convidar a se inscrever no meu canal do youtube e marcar as notificações do sininho para ser avisado (youtube.com/alexcavalcante).

Acesse também o meu site alexcavalcante.com.br e deixe seu email. Ou adicione o WhatsApp do consultório (48 4141–7993).

É tempo de você entender para conquistar a sua saúde integral de forma espetacular e verdadeiramente eficaz.

Conto com sua presença?

Vamos em frente. Juntos somos mais.

Eu te desejo onde você estiver, saúde, paz e bem.

Álex Cavalcante
Neuro Psico Biomédico
Psicanalista

Empresário, fundador e CEO do Grupo PRODUZA, publicitário, multiartista, neuropsicobiomédico clínico da saúde.

Empresário, fundador e CEO do Grupo PRODUZA, publicitário, multiartista, neuropsicobiomédico clínico da saúde.