A humildade e o poder influenciador da simplicidade.

Provavelmente você já assistiu os episódios do Chaves. Percebeu o lugar, os personagens e seus temperamentos e personalidades.

Interessante que ele sempre se escondia no barril quando estava sentimental ou quando se metia em encrencas, muitas delas, duras e humilhantes.

Lembro de muitos pacientes que se identificavam com personagens da “vida real”. Até hoje algumas contam isso com naturalidade nas consultas e sessões de mentoria clínica. Talvez você seja um desses que se identifica com os dilemas retratados no cinema. (Se quiser, aproveita e comenta aqui algum filme, personagem que você admira). Quem sabe este não é o tempo de você ler algumas orientações.

No artigo desta semana eu quero te dizer que nós temos um poder guardado na mente, desses que palpita o coração, a saber dentro do nosso cérebro. Um poder de mudar, transformar absolutamente tudo em nós. Sim, é verdade! Dentro de nós!

Eu e você conseguimos mudar o rumo das nossas escolhas com três palavras: ritual, hábito e comportamento. Mas para isso precisamos de um pouco de força, uma dose forte de persistência e motivação para que as coisas aconteçam na direção certa. Aproveito para te perguntar.

Em que direção sua vida está seguindo? Para onde as suas escolhas estão levando você?

Dentre todos os conceitos fundamentais, um dos caminhos mais importantes que eu tenho percebido, na minha vida por exemplo, tem sido a simplicidade de atitudes simples do dia a dia, mas cheias de generosidade.

É o ato de eu e você dedicarmos um pouco da nossa vida para outras pessoas. Leio comentário de agradecimento e me elevo. Recebo feedbacks de pessoas e empresas que estão dando certo com minhas mentorias clínicas e me alegro. Alguém que ouviu uma composição ou música que toquei ou cantei. Outro que faz questão de retornar com palavras escritas de um elogio, dizendo que foram tocadas na alma, enfim. Tudo isso me traz vida para seguir em frente. Uma forma que acontece naturalmente e me traz motivação, força e principalmente, sentido de vida!

Faça valer a pena você também a jornada da sua vida. Pode ser então que você passe a entender melhor os fenômenos da sua mente, dos seus sentimentos, quando você olhar um pouco para outras pessoas.

Inspire-se! Veja como a vida pode ser vivida na sua simplicidade e entregue alguma generosidade possível. Todos temos uma porção de generosidade dentro de nós, basta recomeçar, voltar e ver onde você parou.

A minha história foi marcada por recomeços. Mudei sempre que senti a necessidade de recomeçar. E te digo novamente; recomece sempre que perceber uma oportunidade de mudança.

Eu lembro de lutar muito para conseguir as coisas. Dava vontade de desistir, mas buscava na simplicidade da generosidade forças para seguir em frente, sempre planejando o dia de amanhã.

Simplicidade vem de simples, prático, claro. Independente das riquezas, dos lugares, estados e países, das coisas dessa vida, a simplicidade seria o meu principal chão.

A simplicidade é o maior dos dons. A simplicidade cheira bem. Eu não me refiro a andar maltrapilho, malcheiroso, desalinhado ou coisa parecida. Simplicidade de não querer mostrar tudo que tem. E se for para apresentar, que seja para inspirar outras pessoas a também ter e a chegar lá!

O mundo precisa de inspiração! O mundo precisa de bons exemplos! Seja você o melhor dos exemplos que você puder ser. Sua saúde mental agradece.

Eu finalizo esse artigo enfatizando o que tenho feito todos os dias aqui no consultório. Busque saúde de forma integral. Biológica, psicológica e social.

Deixe entrar na sua vida uma metodologia que perceba em você as principais áreas da sua existência e as coloque em equilíbrio numa realidade possível e não ilusória.

Tudo isso é possível, desde que esteja em acordo com a sua personalidade. Principalmente isto: mudanças alinhadas com a sua personalidade, genética e epigenética. Portando, escolha bem os profissionais que cuidam de você.

Por hoje é isso que eu queria te dizer. Viva seus relacionamentos, sem querer mostrar o que você realmente tem. Esta fototerapia que você está tendo o privilégio de ver pode provocar em você algumas reflexões.

Quais as respostas que você precisa encontrar?

A gente te ajuda a chegar lá.

Vamos em frente? Juntos somos mais.

Paz e bem

Álex Cavalcante

Empresário, fundador e CEO do Grupo PRODUZA, publicitário, multiartista, neuropsicobiomédico clínico da saúde.

Empresário, fundador e CEO do Grupo PRODUZA, publicitário, multiartista, neuropsicobiomédico clínico da saúde.